Sindiguardas - Subsede Zona Norte

Comissão de Segurança aprova projeto que garante recursos para guardas municipais; Ideia pode inspirar o Ceará.


Um projeto inovador que pode mudar radicalmente as Guardas Municipais do Ceará e que serve de inspiração para os deputados cearenses. O deputado Delegado Zucco (Republicanos), do Rio Grande do Sul, defendeu nesta manhã, 6, durante reunião da Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado, o Projeto de Lei Complementar - PLC 59/2023, que visa alterar o Programa de Incentivo ao Aparelhamento de Segurança Pública (Piseg), do Governo do Estado. Com sete votos favoráveis, o PLC foi aprovado na comissão de mérito e agora deve ser encaminhado para votação no plenário.


“As guardas municipais cumprem hoje um papel fundamental nos mais de 40 municípios em que atuam. Queremos garantir mais recursos para as instituições e essa aprovação é um marco na história do Rio Grande do Sul. Esse é sim um momento histórico para as guardas civis”, destacou Delegado Zucco.
Além do projeto de lei, o deputado Delegado Zucco é proponente da Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais, instalada em Bagé, no último mês de maio, durante a formatura da primeira turma da Guarda Municipal da cidade.

“As guardas municipais cumprem um papel fundamental e esses recursos vão fazer a diferença para as corporações e para o cidadão”, disse o deputado Issur Koch (Progressistas). Já o deputado Joel Wilhelm (Progressistas) explicou que a qualificação das guardas municipais garante uma atuação mais qualificada aos gaúchos. O deputado Leonel Radde (PT) frisou que “as guardas municipais devem ser reconhecidas como polícias municipais”.

A aprovação contou com votos da presidente Stela Farias (PT), Dirceu Franciscon (União), Claudio Tatsch (PL), Airton Artus (PDT), Issur Koch e Joel de Igrejinha (Progressistas).

 



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem